Como se tornar um empreendedor em tempos de crise
Empreendedorismo

Para muitos brasileiros, seguir a carreira em uma empresa privada ou no serviço público deixou de ser o objetivo profissional. Ser empreendedor se tornou realidade para boa parte da população. Apenas no ano passado, de cada 100 brasileiros e brasileiras adultos (de 18 a 64 anos), 36 estavam conduzindo alguma atividade empreendedora.

Em números absolutos, isso representa dizer que é de quase 50 milhões o contingente de brasileiros que já empreendem e/ou realizaram, alguma ação visando a criação de um empreendimento em um futuro próximo. Percentualmente, a taxa total de empreendedorismo, no último ano, foi de 36,4%. Os dados são do Relatório Executivo 2017 Global Enterpreneurship, realizado pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Brasileiro de Qualidade de Produtividade (IBQP).

Empreendedorismo, por onde começar?

As dúvidas são muitas quando a ideia de abrir um negócio surge. Qual o melhor ramo? Qual capital inicial devo ter para abrir a minha empresa? Quanto devo injetar para compra de material e contratação de profissionais?

Das instituições que podem esclarecer essas dúvidas por meio de cursos sobre empreendedorismo em Alagoas se destacam as do Sistema S. Nelas, é possível encontrar desde consultoria personalizada para seu modelo de negócio a cursos profissionalizantes.

No SENAC, por exemplo, quem quer abrir um salão de beleza pode aprender tanto as técnicas de procedimentos capilares e conferir as novidades para o ramo de manicure, quanto aprender a administrar ações jurídicas no salão de beleza. Já no SEBRAE, é possível encontrar cursos como o de Gestão Empresarial Integrada Visando Melhores Resultados e, no SENAI, outros na modalidade EAD – Ensino à Distância.

Dicas para empreender

Confira abaixo os primeiros passos para quem quer dar o pontapé inicial no ramo dos negócios:

  • Saiba que negócio abrir
  • Veja se você tem perfil empreendedor
  • Reúna informações sobre o negócio
  • Organize um plano de negócios
  • Saiba como obter crédito para o seu negócio
  • Coloque a mão na massa

Saiba mais sobre as dicas para se tornar um empreendedor no site do SEBRAE.

Cadastre-se aqui 

Gostou deste conteúdo? Faça um comentário!

avatar
Fechar Menu